I Coríntios 13; 10-13 esperança, fé e amor + favor.

Mensagem: esperança, fé e amor + favor.

1 Co 13:10-13
 Ef 2:5-9
 

 † Esperança- 

1- (Is 40:31) Aspecto 1- Renova nossas forças para trilharmos o caminho que Deus tem pra nós.

-Muitas vezes temos expectativas em pessoas, ( tratos, promessas) e nos frustramos.

(políticos, parentes,amigos, patrão, empregado…)

Entes queridos: Pais, cônjuges, filhos… (Pessoas que naturalmente há expectativas)

Sofremos decepções, traições, injustiças…


MAS DEUS QUER RENOVAR AS NOSSAS FORÇAS!!

Quando Ele renova, Ele nos deixa aptos para prosseguirmos em nosso caminho direcionados por Ele.

1 nivel- Voar
2 nível- Correr
3 nível- Andar

Sempre em frente, olhando para o alvo e sendo conduzido em triunfo! (2 Co 2:14a)

2- Aspecto 2 - Quando esperamos Nele, Ele trabalha por nós. (Is 64:4 / 43:16-19 / 1 Co 2:9)

Na mitologia os deuses são exploradores dos humanos, (Brincam, manipulam)
Mas o Deus poderoso criado do universo trabalha por nós!!

Ele vela para cumprir Sua palavra. (Jr 1:12)

Não pq Ele fica “obrigado” a cumpri-la , ou que ele seja nosso empregado, mas pq a Sua natureza é doadora. Ele ama nos abençoar. (ninguém pode colocar Deus na parede e nem precisaríamos. Assim como não precisamos força-lo a fazer o sol nascer todos os dias)
Ele trabalha porque Ele nos ama com um amor infinitamente maior do que os pais mais corujas que existem! (Imagine alguém q não conseguia ter filhos e depois de anos de tratamento consegue com uma idade já no limite…) Como esses pais tratariam esse filho quando nascesse? O amor de Deus é infinitamente maior do que o melhor tipo de amor encontrado na terra!!
Assim como um pai trabalha pensando em dá pra sua família  uma condição melhor do que ele teve, Nosso Deus trabalha por nós!!

Mas ele precisa encontrar fé em nós; (Lc 18:7,8)


3-  A fé precisa da esperança para ser completa (HB 11:1,6) transição de elpis p/fé

Só se tem certeza se o tipo de esperança for o certo (Elpis) Não mera expectativa descrente que algo, quem sabe um dia poderia acontecer…) Mas sim a certeza que vai acontecer todas as grandes coisas que eu já concebi no meu coração.
Quando Elpis toma o nosso coração (não apenas ser meramente positivos) Mas esperar que coisas boas estão chegando (Eis que faço coisas novas, Vcs não percebem? essa percepção é crer no invisível Ex o moço de Eliseu) Se Deus nos estimula a esperar coisas novas e deixar para trás o que passou devemos ser receptivos para as coisas novas que estão chegando. Esperar o bem e não o mal. E mesmo que vier coisas ruins como Habacuque declarou: Ainda… q tudo dê errado ele se alegrará em Deus ( Alegria do Senhor é a nossa força)
Assim com Abraão se fortalecia dando graças a Deus (Rm 4:20) e Paulo quando cita Gálatas 4:27. A alegria que traz a fé. A alegria que traz a alegria de Deus. Nossa alegria em fé esperando (como Abraão, Habacuque e a “Estéril”) Gera a fé que agrada a Deus ((HB 11:6) E ele se agrada por poder fazer o que mais ama: Nos abençoar!!

 † Fé (Hb 11:1)

A fé vem quando aprendemos, praticamos Elpis. Sem fé Deus não pode nos abençoar (se agradar) Entenda que nos abençoar agrada a Deus. Nunca é um peso para Ele.
Existe a fé salvívica e a fé como dom. Todas as duas são sobrenaturais.
A fé simples que vem pela salvação ( novo nascimento) já por si só  tem poder para criar mundos (Hb 11:3) e mover manter (Mc 11:23) mas a bíblia nos fala acerca da fé especial que é um dos 12 dons espirituais.
A fé especial vem quando enxergamos a palavra e praticamos o que vemos pela fé no invisível.
 É um reforço que Deus nos dá quando necessário. As vezes a guerra se intensifica ( O combate da fé) e precisamos de uma “milha extra” (a fé especial) para irmos até o final. E no final a vitória já está garantida, até porque é Deus que guerreia por nós.
 É o nosso general e Ele nunca perdeu uma batalha. Por isso que quem e provado é a nossa fé. Não existe adversário para Deus. Satanás é nosso adversário e não de Deus. E ele só pode ganhar se levar a batalha da fé para o âmbito natural.
   Por isso devemos buscar revelação da nossa posição em Cristo: (Ef 2:6)
Muitos pregadores não conseguem digerir esse versículo porque é complexo e só com entendimento espiritual podemos discerni-lo.
Estamos nos céus, reinando com Cristo a destra de Deus. O reino de Deus está dentro de nós. (Lc 17:20,21)
Mas ao mesmo tempo estamos aqui na terra. Por isso somos compelidos pelo Apóstolo Paulo a focar no âmbito espiritual ( nos céus) Cl 3:1,2 / 2Co 4:18 nos céus!
A fé nasce quando cremos com o coração e confessamos com a nossa boca (Rm 10:9,10) independente do que sugeri a nossa mente (dúvidas e incredulidade) por isso que Paulo diz que TEMOS a mente de Cristo (1Co 2:16)
Temos a mente de Cristo quando recebemos revelação da Sua palavra constantemente. A mente de Cristo é a Sua palavra renovada e revelada em nossos corações.
Quando praticamos a nossa fé em alto nível de busca por revelação das coisas invisíveis na qual já fomos feitos vencedores através da vitória de Cristo na cruz e exercemos na prática agindo a altura da fé que concebemos e professamos, os milagres celestes se tornam corriqueiros em nossa vida e através de nossas vidas assim como acontecia quando Jesus estava encarnado.


† Amor (Gálatas 5:5,6)- O mais importante

A revelação do amor de Deus em nós é como um cinturão que amarra toda a armadura. Conecta tudo (Esperança,fé, favor…)
O amor que falamos anteriormente de pais corujas, protetores e zelo exagerado não é nem um resquício do grande amor de Deus por nós.
O apóstolo João é o apóstolo do amor, mas Paulo teve grandes revelações a cerca do amor de Deus. (Ef 3:14-20) Oração de Paulo pela igreja.
É pelo amor de Deus revelado a nós que podemos ser repleto da inteira plenitude de Deus.
Ele é capaz de fazer TUDO que pedimos ou pensamos. Ele quer que vivamos tudo que Ele conquistou por nós na cruz. (João 10:10) Zoe em abundância.
A vida do próprio Deus criador do universo em abundância ??? Esses versículos são hipérbole? Não!! Deus que é tão poderoso, infinito, magnífico que ao tentar dizer algo sobre o que Ele é ou faz será sempre exagerado!!!
Deus é assim. O que Ele é, faz, fez ou tem pra nós HJ é assim!!  Mais do que abundante, transbordante em nós.
Um grande e poderoso exemplo é a parábola do filho pródigo.
Um pai que ficou todos os dias esperando o filho ( não importando quanto tempo levasse para o filho voltar) O pai mudou a sua rotina. Ficava horas do dia a espera do filho e isso certamente pode ter durado anos ! (não foi coincidência o filho chegar na mesma hora q o pai estava lá esperando)
Não quis ouvir o discurso do filho nem analisar as suas intenções ou motivações. Certamente a volta do filho q antes desejava a morte do pai tinha como motivação apenas sua condição miserável e sabia que se o pai não o aceitasse como filho, como servo já seria um grande lucro…
O pai não quis saber das motivações ou desculpas. De imediato restaurou a sua honra, (roupas, anel, sandálias, novilho gordo) mesmo tendo sido desonrado pelo mesmo. Se alegrou, festejou sua volta e só se importou em ter seu filho amado de volta, perto dele.
Deus nos quer perto para poder nos honrar. Festejar, celebrar conosco. Ele não olha para os nossos erros, mas o Seu amor supera tudo e nos coloca novamente, sempre e quantas vezes forem necessário de volta na condição de filhos.
Somos servos por opção e filhos por condição. Por Sua graça!
Sirva a Deus mas entenda que primeiramente ele te fez filho amado. ( Gálatas 4)
Deus tb nos diz hj: Tudo q é meu é teu!!
 Deus É amor! a revelação do amor do pai amarra todas as coisas (Elpis/a fé e o Favor)
Os 3 versículos sobre amor;
Só podemos amar a Deus de verdade se recebermos a revelação do amor Dele em nós.
Ef 5:1 (imitadores) Substantivo  “Mimetés” (seguidor/imitador) do verbo Mimos (Mímica) Filhos amados (Agapetos) Mui amados (" Esse é meu filho amado…” ) Os filhos quando sabem que são amados imitam o seu pai (Até as coisas negativas)
A 3 parabolas de LC 16 (Mulher que achou a moeda, Cem ovelhas e Filho pródigo)
 

- Como a ovelha se arrependeu? Ele consistiu em ser amada, salvo, ser carregada e descansar em seu ombro e não carregar-se a si mesma. Descansou no amor de Deus, a mulher q perdeu a moeda, o filho pródigo. Nas 3 estamos mas não fala da nossa salvação, alegria. Não fala do depois do filho pródigo. Ma fala da alegria do pai!.
 A alegria de Deus em nos resgatar! A alegria é do que encontrou e não de quem foi encontrado.
O mundo de Deus fica mais feliz quando um pecador entra nele, se arrepende. (Alegria diante dos anjos) A alegria é da mulher q deu uma festa com as amigas. Ele nos procurou (buscou a ovelha) Jesus o nosso pastor. A mulher procurou a moeda ( representa o Espírito Santo q varre a terra procurando a imagem de Deus perdida que um dia o homem foi criado a sua imagem e semelhança ) O pai dos dois filhos é Deus.

A revelação do amor de Deus em nós nos faz imbatíveis contra toda e qualquer acusação do nosso adversário!


† Favor  (Sl 5:12)

Deixa-se ser alcançado pelo favor de Deus. Com Deus sempre somos favorecidos.
Ex pessoal; As melhores oportunidades da minha vida foi por causa do favor de Deus na minha vida.
Faz com que s pessoas gostem de VC “de graça” Pessoas que tem condições de te abençoar, te ajudar, te colocar nos melhores lugares...
Usa conexões, pessoas, situações para te favorecer, lembrar de nós para grandes oportunidades.
 José era favorecido por Deus, aonde ele chegava Deus o fazia prosperar. Até a prisão prosperou. (Gn 39:23)
Você está a uma pessoa  do trono. Ex José. Deus usa conexões, pessoas, situações para nos favorecer. Até aquelas pessoas q são egoístas e ingratas. ( Ex o copeiro 2 anos depois q lembrou de José)
Nos favorece nos relacionamentos. (Amigos, conjugues,
O favor de Deus te protege de situações ruins. Nos guarda. (Sl 27:4,5)
Tenha esse pensamento que Deus está sempre te favorecendo, mesmo quando pareça ao contrário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Isaías 55:10,11

Mensagem expositiva de Isaías 35.

Somos cooperadores de Cristo.